terça-feira, 17 de abril de 2012

O Primeiro Amor



"Eu quero voltar ao primeiro Amor" é uma parte da letra de uma canção que expressa o desejo do autor em voltar ao tempo em que dava os primeiros passos na fé. Logicamente esta letra é inspirada nos textos sagrados, principalmente de um trecho de apocalipse dedicado a igreja de Éfeso.

O caminho de volta não é, por muitos, um caminhar desejado. O caminho de retorno implica em percorrer e rever, novamente, aquilo que já se presenciou. É trazer a cada passo o passado ao presente, de certo modo é reviver o passado com a oportunidade de "reverter" ou "reescrever" um novo capítulo para a vida.

Algumas vezes e por que não dizer, para muitas pessoas, todas as noites somos enviados de volta ao passado, como um filme em nossas mentes revemos, graças a memória, o nosso passado. Querendo ou não voltamos a um acontecimento que já não é, e por alguns instantes os atualizamos em nós, uma vez que quando "o vemos" conseguimos somatizar os sentimentos.

Voltar é sempre deixar aquilo que esta a frente. Voltar, na ótica de muitos, é retroceder, mas penso que voltar nem sempre é retroceder. Partindo do principio que estou em um caminho onde o final dele é um precipicio o caminho de volta é um caminho de salvação. É uma oportunidade de continuar a caminhada, uma vez que, se continuar a caminhar sem retornar irei cair em um despenhadeiro. Logo deste ponto de vista o caminho de volta é salvação. Do mesmo modo "voltar ao primeiro Amor é o caminha de salvação." Na estrada do amor há várias vias, os gregos que o digam, vias pelas quais percorrem muitas pessoas. Há a primeira, segunda, terceira, quarta e assim por diante, se não for assim, pelo menos imagino que seja, mas isso não vem ao caso. O que importa é que a via mais execelente é a do primeiro amor. 

A primeira via nos leva sempre ao Amor supremo, porém ao longo do caminho existem alguns atalhos que levarão para outros caminhos que não são tão execelentes quanto o caminho inicial. Quando isso acontece é necessário parar e voltar a pista original. O que adianta começar na estrada certa e terminar em um beco sem saída? O que adianta começar certo e terminar errado? 

Todas as estradas tem um começo e um final. Só uma tem um final bom. As outras podem "parecer ter" um final de paz, mas infelizmente é ilusão de ótica.

O caminho de retorno é caminho de oportunidades perdidas que podem novamente ser revistas. O caminho de retorno é oportunidade para valorizar aquilo que não foi visto durante o caminhar apressado. 

Não há muita virtude em caminhar depressa, o caminhar deve ser apreciado, mesmo nas tristezas é preciso ter um caminhar sincero e contagiante. É preciso ter prazer em caminhar para não confundir estrada real com atalhos. As vezes nós "deixamos" estradas reais e entramos por "caminhos tortuosos". 

O que é o primeiro Amor? O primeiro Amor é o viver em plenitude na pessoa de Cristo Jesus.

Nenhum comentário: