terça-feira, 6 de março de 2012

A PROSPERIDADE VEM DE DEUS


A pobreza é a falta de algo, de alguém ou de alguma coisa. Somos pobres a medida que sentimos algum tipo de falta. A pobreza é o vazio. Neste sentido, não podemos dizer que alguém que não tenha falta de nada seja pobre. Quem se contenta com o que tem é rico. Por isso pode-se dizer que o sentimento de falta é caracterizado por dois motivos:
  1. Pela necessidade
  2. Pelo desejo
O que é a necessidade? É aquilo que é necessário. É aquilo que não pode faltar. É o que é preciso para viver. A necessidade aponta para aquilo que é necessário, para aquilo que é preciso. É o básico para se viver. 

O que é o desejo! O desejo é o fantasiamento da necessidade. É o adornar as necessidades de acordo com as vontades. O desejo está relacionado com a vontade própria de alguém. 

A maioria das propagandas, para não falar todas, não apelam para as necessidades humanas, mas sim aos desejos humanos. O desejo humano está relacionado com o ego humano, esta relacionado a vontade humana. As empresas usam as necessidades como trampolim para vender a realização dos desejos. As empresas criam desejos, elas fazem com que os desejos ocumpem o lugar das necessidades.

Quando observamos uma propaganda podemos ver explicitamente que a referida propaganda faz com que, as pessoas, em seu subconsciente, sintam uma falta. As propagandas buscam esvaziar o ser humano, elas tem por objetivo criar vontades e dar condições para a realização dos desejos.  Elas objetivam esvaziar o não vazio, uma vez que, quando as nossas necessidades são supridas tornamo-nos cheios. Deveriamos nos sentir completos a medida que nossas necessidades fossem supridas, porém as propagandas, principalmente aquelas vinculadas na TV, fazem com que o ser humano se sinta vazio, mesmo que as suas necessidades estejam supridas.

As propagandas substitui o necessário por aquilo que é desejado. Mas por que há tantas coisas que desejamos? Por que esses desejos são criados em nós. O ser humano em si, em sua consciencia habitual não iria desejar aquilo que lhe foi imposto. Há uma imposição da mídia para que desejemos as coisas que o sistema nos oferece. O sistema violenta de forma drástica e desonesta a nossa consciencia. O sistema faz a escolha daquilo que iremos consumir. O sistema muda o modo de pensar das pessoas e nas decisões que elas tomam em relação as compras e aquisições de coisas.

O estado de riqueza é o estado de completude. É o preenchimento total do ser humano, a ponto de não necessitar de mais nada além daquilo que ele tem. As propagandas nos influenciam a olhar sempre para aquilo que falta. Nos fazem desviar o olhar para fora das nossas conquistas. As propagandas geram nos seres humanos uma frustração. Esta frustração se transforma em uma coisa chamada sentimento de falta. E a partir disto começamos a pensar que "precisamos de alguma coisa para sermos felizes". 

As propagandas trabalham com o engano. Preocura iludir as pessoas levando-as a pensar que elas necessitam de alguma coisa, quando na realidade aquilo que esta a venda é apenas algo superfulo.   

A pobreza é a falta. As propagandas fazem com que viemos a nos sentir pobres. Pois a insatisfação por não possuir algo é sentimento de que esta faltando algo. Este sentimento é curioso por que não é o sentimento que me acusa que está faltando algo em mim, mas sim está faltando algo para mim. Este sentimento acusa, não aquilo que está dentro de mim, mas aquilo que está fora. Isto quer dizer que o sentimento que está em mim é um sentimento falso, uma vez que, em mim está tudo bem, todavia o que "falta" é na verdade o que não está faltando, mas sim é o que seria o que chamamos de algo a mais.
 
Quando deixamos os nossos desejos delado, iremos observar apenas aquilo que é necessario. Pois o desejo não está diretamente ligado a necessidade, mas sim a vontade. As minhas vontades determinam os meus desejos. O meu desejo é determinado pela minha vontade. Porém, muitos invertem a ordem e permitem que a vontade seja determinada pelo desejo.
 
Quando a vontade é determinada pelo desejo. O desejo torna-se influente em relação a vontade. Como as propagandas procuram criar desejos, que falsamente eles chamam de necessidade. Significa que os desejos das pessoas são criados intencionamente por um outro, que na maioria das vezes nem conhece aquele em quem ele está colocando o desejo. Logo, o desejo domina a vontade. A uma diferença muito grande entre vontade e desejo.
 
A vontade é criada dentro da pessoa, e somente deste modo. Porém o desejo pode ser criado por outra pessoa, não necessariamente naquele em quem o desejo irá operar.
 
Quando os desejo contamina a vontade humana, o homem passa a ser manipulado, não por ele mesmo, mas sim por um sistema opressor. Pessoas assim, nunca irão se sentir completas, sempre irão depender de coisas superficiais para terem contentamento, porém ao conseguir descobrirão que o vazio existencial não foi preenchido e partem para outros territórios para que possam explorá-los.
 
É o sentimento que nos faz rico, mas não é qualquer sentimento, é o estado de se sentir completo, realizado. É o estado em que não se depende mais de coisas superfulas, ou coisas banáis desta vida terrena. O estado de completude é ir além do físico e alcançar o mundo espiritual. O estado de contentamento, não se acha neste espaço limitado por um sistema opresivo, mas sim está além desta vida terrena. A vida abundante se encontra em Cristo.
É o sentimento de completude que nos faz rico. Quando sentimos satisfação, no exato momento deste sentimento, estamos ricos. A riqueza é o estado de se sentir satisfeito. Satisfação total só com Cristo. Óh como estou satisfeito com Cristo, mas só isso não é importante, mais importante que isto é Cristo está satisfeito comigo.

Nenhum comentário: