segunda-feira, 5 de março de 2012

Acredite no bem que existe dentro de você, antes mesmo de percebê-lo


Muitos vivem sem desbravar seus corredores e quartos internos. Não se interessam em descobrir novos lugares dentro de si, ou até mesmo, em olhar com mais cuidado o lugar onde está. Estas pessoas vivem sem "se ver", na verdade, não sabem quem são.

Quando não sabemos quem somos acreditaremos na palavra de qualquer pessoa que vier nos definir. Melhor do que acreditar em qualquer pessoa é acreditar em nós mesmos. Os outros olham o que esta a amostra, nós temos o poder do olhar introspectivo. Este olhar que se volta para dentro é melhor do que o olhar que se volta para fora. A palavra que vem de dentro é mais poderosa do que a palavra que vem de fora. O poder não se encontra fora das pessoas, mas o poder se encontra dentro das pessoas. 

O poder de construir ou de destruir não nasce fora das pessoas, mas dentro delas. O que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai. O que sai do homem é o que vem do coração. O poder está no coração. É do coração que nasce as intensões do homem. Todas as coisas nascem dentro das pessoas. Aquilo que é exteriorizado primeiramente teve que nascer dentro do homem. Todas as coisas que existem primeiramente nasceu em algum lugar. Este nascedouro é o interior humano. As idéias nascem dentro das pessoas. Tudo o que existe nasceu dentro de alguém. 

O primeiro estágio de todas as coisas é a ideia. Quando a ideia é colocada em prática ela se exterioriza. Sendo assim, a ideia é algo que pertence ao interior a pratica da ideia é a sua exteriorização. Como toda pessoa possui ideias significa que todas as pessoas são seres que externizam aquilo que está dentro de si. O que é externizado pode ser classificado de duas formas. Ou é uma coisa boa, ou é uma coisa ruim. Ou é bom, ou é mau. Ou faz bem, ou faz mal.  Tudo que é externizado criará um impacto no mundo. O exterior é apenas um reflexo do que é o interior das pessoas. Se o mundo vai mal é por que as pessoas estão más. O mundo é o reflexo das pessoas. Neste sentido, o mundo se torna um lixão onde que tudo o que não presta dentro das pessoas se desaguam aqui, neste mundo. 

O lixo é algo destrutivo. Como tudo o que destrói tem um impacto negativo o lixo interior, terá um impacto negativo no mundo exterior. O mundo não é lixão. Mas as pessoas estão fazendo dele um lixão. Por não conhecer a si mesmo e nem o mundo as pessoas se perdem na imensidão do seu ser interior e passam a vida sem conhecer a si e nem o próximo. 

Quando não nos conhecemos, não temos a noção do impacto externo daquilo que sai dentro de nós. Sem esse conhecimento deixamos de nos conhecer, deixamos de cultivar aquilo que está conosco. E de forma lenta e progressiva iremos nos distanciando de nós mesmos.

A partir daí, nascem as frustrações, os traumas e medos. Quando não damos valor aquilo que sai de nós, perdemos o valor. Quando não valorizamos a nossa vida, ela gradualmente se desvaloriza. Temos o poder da decisão. Porém é preciso tomar o controle de nossa vida. E para que isto aconteça é necessário um mergulho interior. E isso requer tempo. 

Jesus transformou a água em vinho. Você pode transformar o mal em bem. A sua vida pode mudar, basta acreditar no bem que existe dentro de você. Talvez você pense que não possui bem nenhum. Te digo que você possui sim, porém o que acontece é que você não o percebeu. Sabe por que? simplesmente por que você não mergulhou em si.

Para nos conhecer temos que ter um diálogo interior. Não um diálogo baseado na falsidade, mas sim na honestidade e sinceridade. Temos que ter a capacidade de dialogar conosco mesmo. Quem sabe nem seja um diálogo mais um monólogo? Não importa. o que importa é que você deve conversar consigo mesmo. 

Destaque-se de si. Converse consigo. Mas antes disso, acredite que você tem coisas boas. Acreditando você as descobrirás.

Nenhum comentário: