quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que é ser um babaca?



Pelas navegações virtuais, no mundo encantado dos sites de relacionamentos, deparei-me com uma comunidade chamada Seleção Natural, a primeira vista tudo já era obvio, nada havia de novidade. Ao clicar e entrar na comunidade, para fazer aquela visitinha básica, constatei que existia insultos a possíveis pessoas das quais cada uma tinha uma característica destacada. Uma era Romântica, a outra emo e a lista continuava. A palavra final ao romântico, ao emo e aos outros era só uma: VAZA. E o xingamento também era só um: BABACA.
O que é um babaca? Na minha modesta investigação consegui achar algumas definições das quais escolhi a que se segue: Babaca: (s.m. - ou sujeito podre) - é aquele que é permissível de babaquice em prol de um sintagma único de um grupo específico. Ex.: Seu babaca. - Você é um babaca!

Agora vamos fazer um breve estudo sobre algumas palavras:
  1. Seleção: O que é seleção? Selecionar é de um grupo maior escolher ou limitar a quantidade utilizando alguns critérios pré-estabelecidos.
  2. Natural: O que é natural? Natural é aquilo que não passou por processo de industrialização ou não foi manipulado ou mudado e alterado pelo homem. Natural é aquilo que por si só a natureza cuida sem a intervenção humana ou de terceiro.
  3. Babaca: É um tolo, bobo, aquele que diz asneiras, que faz pessoas rirem, ridículos.
  4. Vaza: Sair, ir embora.

Quando colocamos as palavras uma ao lado da outra tentamos achar um sentido, mas não conseguimos, por quê? Simplesmente por que não há sentindo nenhum.
Selecionar, logicamente, é escolher. Porém a escolha em seleção natural não é programada e sim natural. O natural retira a ação humana no processo de seleção, sendo assim ao dizermos “Vaza Babaca” estamos utilizando uma ação humana, logo não há Seleção Natural, pois estamos interferindo na natureza, estamos manipulando o meio. Seleção Natural é aquela em que não há o dizer, é aquela onde não há interferencia intencional, é aquela onde as coisas simplesmente acontecem.
Quando se diz: “Vaza Babaca” é o mesmo que dizer vai embora seu tolo. Mas se a seleção é natural, onde não há intencionalidade programada, por que mandar embora?
A Seleção Natural acontece quando há evolução. Ao dizer vaza a idéia é que aquele que permanece é o ser involuído e quem vazou, foi a frente, se deslocou, foi embora, ou seja saiu de onde estava, logo progrediu, logo evoluiu. Neste sentido quem é o Tolo, quem vaza ou quem fica?
Para se criar e se associar a uma comunidade tão tola como esta só podia ser alguém que precisa de auto-afirmação para que se sinta um “ser evoluído”, contudo engana, somente, a si mesmo e as pessoas iguais a ela, ou seja, pessoas involuídas. Este pensamento contido na comunidade é auto-sabotador.
Babaca é aquele ser que está sempre à frente. Evolução sempre!
- Babaca Vaza!
- Não estou te ouvindo, sua voz ficou para traz!
Queria apenas te levar a frente, você não quis, não posso ficar a traz, seguirei o caminho da evolução!

Nenhum comentário: