domingo, 28 de março de 2010

O Tempo e o Meu Mundo


O que é o tempo? Estou questionando o tempo e suas razões. Não sei por que mas, há sempre algo que me faz perguntar o que é o tempo? Bem, sei que a resposta que busco não se encontram em livros. Não está definido. Sei que o tempo para mim é indefinido, sei que ele existe onde não há.


Sei que só posso viver no tempo. Sei que não há como sair do presente, voltar ao passado ou ir para o futuro. Sei que o tempo real é o agora, mas mesmo assim não consigo compreendê-lo.


A Bíblia diz que há tempo determinado para todas as coisas. Mas como se determina o que vai acontecer no tempo? Como se saberá que o tempo determinado para um acontecimento especifico é este e não um outro? Creio que
estas repostas necessita de uma base chamada saber. E onde encontrarei o saber sobre o tempo? Definitivamente estou a procura da resposta. Quero a desbanalização do banal, quero compreender o tempo para entender o meu mundo, pois o meu mundo depende do tempo.


Só posso sentir saudades se tenho um passado. Só posso realizar alguma coisa se tenho um presente. Só posso sonhar se tenho um futuro. Para todas estas coisas é necessário o tempo. Para nascer e para morrer é necessário a existência do tempo. O que faz o tempo? O que nós fazemos do tempo? O que o tempo faz de nós?


As vezes tenho uma impressão que somos prisioneiros do tempo. Não podemos fugir desta sucessão de segundos. Não podemos nem voltar no tempo e nem avançar no tempo senão apenas por meio do presente. É o momento presente que permite a existência do passado e do futuro. E a única forma de se voltar ao passado é por meio de pensamentos. Assim, a saudade é um retorno ao passado. É uma forma de pensar o que já não é. O sonho é o avanço para o futuro, entretanto somente por meio do presente. O presente nos projeta para o futuro.


O meu mundo é feito de retalhos que se costuram a cada dia. O meu mundo é presente, passado e futuro. Não sei ao certo se entendo o tempo. Na realidade estou a procura do meu próprio tempo. Quero criar o meu espaço e inserir dentro deste espaço o meu tempo. Criar espaço para o tempo, esta é minha arte. Viver no meu espaço dentro do meu tempo esta é a minha lógica. Da arte à lógica crio uma vida que se desaguará naquilo que é atemporal.


Quem determina quem entra e quem sai do meu espaço? É o tempo? É o tempo que manda no meu espaço ou é o espaço que manda no meu tempo? Entre o espaço e o tempo existe a minha decisão. Não quero nada que não se possa se harmonizar com o meu tempo que combinar com o meu espaço.


Dentro do tempo oportuno quero construir o espaço para o amor, para a vida e para a arte. A paz é fundamental no meu espaço de tempo. Quero que meu espaço tenha muito tempo. Quero saber quando o tempo trará você para o meu espaço.


Entre o tempo e o espaço estou eu tentando reconstruir o meu Mundo feito de retalhos.

Nenhum comentário: