sexta-feira, 16 de outubro de 2009

VIVENDO COM SABEDORIA


TEXTO BASE: "E saía Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul". (1 Sm 18.5)


INTRODUÇÃO
Ao analisar a vida de Davi pode-se observar que ele era um homem verdadeiramente de Deus. Temia ao Senhor e seu talento era de fato aguçado. Quando Deus manda Samuel ir a casa do belemita Jessé, o ultimo a ser apresentado ao profeta é Davi, talvez por causa de sua posição na casa, já que era o caçula dentre os filhos, no entanto isso não quer dizer que Davi não possuísse talento e habilidades. Ao contrario disso ele era um homem que possuía muitas qualidades e virtudes.

Ao vencer o gigante Davi ganha notoriedade, admiração e respeito na corte e entre o povo, que o considera como um herói nacional. Isso fez com que Davi tivesse relacionamentos como o povo, rei e exercito de Saul, a rede de relacionamento de Davi era extensa. Isso fez com que o rei Saul despertasse um ciúme e inveja de Davi. A fama de Davi causou inveja no primeiro rei de Israel. Isso não anula as virtudes e qualidades de Davi. Ao contrario disso mostra as boas característica de um verdadeiro servo de Deus, de um homem que governa o povo do Senhor.

Quando estudamos as virtudes de Davi estamos analisando a formação de Davi, uma vez que as qualidades, virtudes, talentos, habilidades são desenvolvidas em algum ambiente. Talvez o lugar mais propicio para que Davi desenvolvesse suas habilidades fosse sua casa paterna, onde aprendeu por meio das rotinas diárias ensinamentos eternos e que o ajudariam a conquistar o trono de rei de Israel.


I. AS QUALIDADES E VIRTUDES DE DAVI
Para entendermos melhor a pessoa de Davi e suas ferramentas para chegar ao Palácio real e aconselhável que saibamos o que significa alguns termos tão comuns, contudo cheio de significados.

As qualidades que sempre mencionamos são características especificas de alguém ou alguma coisa, sendo assim podemos entender que analisaremos as características de dão “formas” ao caráter de Davi. O caráter é a marca, é aquilo que é marcante em Davi. Ao analisarmos aquilo que é marcante em Davi estamos traçando o perfil de um homem de Deus, que o próprio Deus o chamou de “homem segundo o coração de Deus”.

Outro aspecto que iremos estudar em Davi, além do seu caráter, distinguindo suas qualidades, são suas virtudes. Virtude vem a ser a disposição firme e habitual para o bem. Torna-se habito fazer o bem. Por exemplo, quando usamos nossos talentos para o bem estamos sendo virtuosos. Então os Talentos de Davi são virtudes, pois eles foram usados para a realização do bem.


a) Talentos de Davi
Davi era um homem muito talentoso, segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe talento era uma moeda que circulava nos tempos bíblicos, isso dá uma idéia de que, quando se fala que Davi era talentoso afirma-se que Davi possuía valores, possuía algo de valor, uma vez que talento está associado a uma espécie de moeda de troca. Sendo assim pode-se afirmar que talento é grande e brilhante inteligência, é uma qualidade superior, logo talento está associado com o conceito de qualidade. Davi possuía uma “forma” superior. Sua inteligência era invulgar. As Sagradas Letras não denomina esse talento como inteligência como chamamos aqui, mas sim de sabedoria (Pv. 18.15). A Bíblia diz que “o temor ao Senhor é o principio da sabedoria”. Logo o talento é uma inteligência superior que aguça o espírito, essa inteligência que na verdade é sabedoria se torna algo espiritual, pois parte, nasce do temor a Deus. Davi antes de chegar à corte já era temente a Deus. Isso mostra que o talento de Davi provinha de fontes espirituais.

Os talentos que Davi possuía eram aperfeiçoados, por que ninguém nasce sabendo nada, é preciso o aprendizado, é claro que pode haver a facilidade em aprender, porém para que o talento, que o valor se desenvolva é preciso que haja a prática, seguindo este pensamento Davi, por exemplo, deveria praticar constantemente a música. Estudá-la era fundamental, principalmente a pratica. Saber tudo sobre música não bastava, isso é teoria, que não deixa de ter sua fundamental importância, porém saber fazer era tão importante como o saber. Isso é desenvolver o talento, é trazer da raiz teórica a pratica. Davi apenas não só sabia música, mas sabia tocar músicas em sua harpa. Ao praticar a harpa Davi desenvolvia o seu talento e acrescentava valor ao seu valor.

Os talentos de Davi estavam a serviço de outro. Deus sempre nos concede talentos para que possamos servi-lo e servir ao próximo. Os talentos para terem valor, precisam ser úteis. A utilidade é que agrega o valor. Saber e saber fazer alguma coisa que não é útil, é saber e saber fazer o nada. O talento verdadeiro tem que ter uma utilidade e ser bem praticado e ser bem feito. Sem dúvida Davi sabia tocar a sua harpa extremamente bem, já que foi lembrado na corte, para que tocasse para o rei. A espiritualização do talento de Davi se deu na própria ocasião em que Davi foi lembrado na corte, uma vez que Saul “estava com a alma aflita”. Davi foi chamado a tocar para uma alma aflita se alegrar, ou seja, o tocar obrigatoriamente deve possuir algum poder para retirar a tristeza da alma e enche-la de alegria. O saber fazer (tocar) de Davi levaria o poder fazer (alegrar) pela alma de Saul.

Pode-se observar que os talentos estão a serviço de outro e não do próprio talentoso. O talentoso receberá a sua retribuição, porém a retribuição do talentoso é conseqüência do seu talento. Para que o talentoso receba, é preciso que ele de o talento para alguém. Para que receba os frutos é preciso que ele semeie os seus valores em alguém. O talento é como semente que alcança a terra (o outro), o bem que o outro recebe por meio do talento-semente recebido, fará com que o receptor devolva de algum modo a contribuição que recebeu. Analisando a vida de Davi foi algo semelhante que aconteceu.

A Bíblia diz que é melhor dar do que receber. Só podemos dar algo de valor, então devemos dar o nosso talento. Aperfeiçoar o talento, estudar o talento, agregar valor ao nosso talento para depois compartilhá-lo.

b) Habilidades de Davi
Davi possuía muitas habilidades. Sabe-se que habilidade é uma aptidão, uma capacidade. Logo Davi era capaz de fazer algumas coisas. Algumas capacidades de Davi são a música, a força, a valentia, não só essas, mas também era homem de guerra, sisudo em palavras, boa aparência e o Senhor era com ele.

Davi é conhecido por seus salmos. Davi era um poeta, músico. A música contribui para o crescimento espiritual de Davi. A metodologia, organização e sensibilidade de Davi se deram pela música. Os próprios salmos de Davi relatam isso. O homem que cultiva a música é um homem preparado para as coisas espirituais, contudo não pode ser qualquer música. É necessário que seja as músicas de Deus. Quando a Palavra diz músicas de Deus em 1 Crônicas 16.42 diz ao mesmo tempo que existem musicas que não são de Deus. A música para ser inspirada pelo Senhor tem que ser do Senhor e esta música é bem executada como diz em Salmos 33.3. A música tem que ser útil, como o talento. Ela deve ensinar e edificar como diz em Colossenses 3.16.

A força era uma outra característica de Davi. Há vários feitos corajosos de Davi. A Palavra afirma “jovens, sois fortes”. Davi possuía essa força, é evidente que a força aqui é uma força física, contudo era usada para o bem.

Davi era um homem valente sua valentia é demonstrada quando ele mata um leão e um urso, quando ele enfrenta o gigante Golias. Davi era um homem destemido que não possuía medo, pois confiava no Senhor, era temente a Deus. Com essas qualidades podemos observar que Davi era um homem de Fé.

Após derrotar o gigante Davi foi homem de guerra, vemos mais uma vez aqui, a força e a valentia de Davi entrando nos campos de guerra juntamente com a tropa Israelita.

A Bíblia afirma que Davi era um homem sisudo em palavras. Isto significa que ele era prudente nas palavras. Essa é a palavra chave. A prudência é uma qualidade de quem age com moderação, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro. Davi era este homem prudente e a sua prudência o levou a lidar com todo o tipo de pessoas.

Os Textos Sagrados revelam que Davi possuía boa aparência, esta característica conta muito, uma vez que a primeira vista o que podemos examinar é primeiramente a aparência.

O filho mais moço de Jessé era um homem piedoso. Essa característica deve ser imitada pelos cristãos atuais, pois nesta virtude há fundamentos do próprio Cristo que era piedoso para com o seu próximo. Essa piedade vinha de Deus, pois Davi sendo um homem segundo o coração de Deus, tudo o que Davi possuía era Deus. Sua submissão a vontade do Senhor fez dele o maior monarca da História Bíblica.


II. O TALENTO DE DAVI NA CORTE
Já se viu que talento é algo valorado e que é útil, sendo assim verificar-se-á a “utilidade” de Davi na corte israelita.


a) Escudeiro

A história de Davi começa como um simples camponês, um adolescente que trabalhava como pastor de ovelhas, no campo do seu pai. Levando isso em consideração, Davi era um desconhecido na corte. Nota-se que Davi não demonstra “interesse” em deixar o pastorado de ovelhas. Ele não se ‘esforça para se auto-projetar’ para as elites e para a corte israelita.

O êxito de Davi começa no pasto com suas ovelhas. Ao protegê-las, ter o cuidado com elas ao ponto de “dar a sua vida” para salvar das garras de lobos, leão e urso. Temos um retrato de alguém que coloca a própria vida em risco, no meio do “nada” para salvar a lã de animais. Coloca a pele em risco para salvar a lã. Alguém que dá a pele por lã, não daria a pele por outra pele?

Davi sempre cultivou este espírito de humildade. Ao salvar uma ovelha ele estava dizendo com a sua atitude que a ovelha era mais importante do que ele. Isto é humildade, ele não disse isso com os lábios, ele disse isso com sua atitude.

Ao dizer com sua atitude ele estava afirmando que verdadeiramente era humilde e temente a Deus. Afirmava que poderia ir “até o fim” para cumprir com suas responsabilidades e funções. Uma pessoa como Davi é um ótimo aprendiz, pois possui um espírito humilde e um espírito humilde é um espírito disposto a aprender.


b) Comandante das Tropas

Davi era um aprendiz na casa real. Esta situação muda após a sua vitória contra o gigante. De um simples músico e escudeiro-aprendiz, Davi é promovido a comandante de tropas.

Ao analisar a história de Davi observa-se que ele começa com tarefas aparentemente simples e vai subindo de posição paulatinamente, a medida que as oportunidades vão surgindo. Levando isso em consideração pode-se observar uma escada evolutiva onde soma-se pequenas responsabilidades. Assim acontece conosco, o Senhor nos honra a medida que temos humildade para aprender e para assumir posições que ninguém quer assumir.

III. O CARISMA DE DAVI NO PALACIO REAL
O carisma deve ser desenvolvido por todos os que lidam com pessoas. Carismático é a pessoa que tem a capacidade de conquistar outras pessoas. O texto base nos revela que Davi conquistou a todos, a corte, o povo e até os servos de Saul. Isto significa que Davi possuía uma ampla rede de relacionamentos.

a) Nos Relacionamentos

O próprio rei Saul, inicialmente, estimou o pequeno Davi, contudo com o passar do tempo isso mudou, contudo na corte ele conseguia conquistar cada vez mais a simpatia do povo, demonstrando empatia para com todos.

Desenvolveu uma amizade muito forte com Jonatas, o filho do rei Saul. Jonatas poderia considerar Davi como uma ameaça a sucessão do trono, entretanto ele amava Davi. Não enxergou Davi como uma ameaça, mas sim como um amigo.

Ao conseguir entrar no palácio Davi não encerrou os seus relacionamentos com o povo, pelo contrario, parece que o relacionamento com o povo, de sua raiz, já que Davi veio do povo, se fortaleceu.

Davi conseguiu sustentar bons relacionamentos com os funcionários e servos de Saul. Isto nos mostra a boa habilidade de construir e manter bons relacionamentos que Davi possuía.
b) Na Administração de Conflitos

Davi sabia administrar conflitos. Essa habilidade é procurada por grandes organizações, pois para administrar conflitos é necessário bagagem de sabedoria. Davi possuía essa sabedoria pratica. O sucesso de Davi despertou a inveja de Saul. As mulheres declaravam a preferência de Davi à Saul, tendo isto em vista Davi soube lidar com está situação e não usou isso para se auto promover.

Outro exemplo é a tentativa de assassinato que Davi sofreu de Saul, contudo Davi não revidou apenas fugiu e quando teve a oportunidade de se vingar não o fez. Essa é uma capacidade extremamente importante, lidar com pessoas é algo fundamental para todos. Davi possuía está habilidade, que de forma tão útil contribuiu para que ele conquistasse o trono de Israel.


CONCLUSÃO

Portanto, Davi possuía muitas virtudes e qualidades, o que contribuiu para seu desenvolvimento e sucesso. Estas virtudes e qualidades fizeram com que ele obtivesse êxito desde o principio e em todo lugar, uma vez que sempre cultivou em seu espírito a humildade de aprender e de começar de baixo. Mediante o seu carisma e habilidade, Davi conseguiu construir bons relacionamentos e administrar conflitos.

Ao finalizar esta análise conclui-se que Davi é uma inspiração para os dias atuais, um exemplo de pessoa que começou do “nada” e reinou sobre Israel. Seu espírito submisso fez com que ele alcançasse a maior posição de sua época.

Nenhum comentário: