quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Modos de ver



O sistema no qual estamos inseridos é destrutivo e injusto. A justiça é cega, e de fato é. Não pode ver. Não tem o poder de enxergar. Quem não enxerga não reconhece. A justiça não tem o poder de reconhecer o que é real. Ela algumas vezes tenta, mas medir subjetividades é surreal. A justiça tem seus modos de ver, assim acontece conosco, na tentativa de querer se mostrar imparcial adotamos um modo de ver o mundo. A leitura que fazemos do mundo depende de como estamos vendo o mundo.

Quando estou com óculos escuro no rosto, vejo o mundo mais escuro, pois a minha visão não está indo diretamente ao objeto observado, porém a uma barreira chamada lente entre a visão e o objeto observado.
Na empresa onde trabalho tenho o costume de tomar o café da tarde ás 17:30 horas, quando chego na cozinha na maioria das vezes não encontro café na garrafa e quando encontro é somente um pequena quantidade para encher uma xícara. Quando deparo com esta cena construo a minha visão de mundo, pois ao encontrar apenas uma garrafa quase vazia posso ter duas reações, uma pessimista e outra otimista. Na visão pessimista ao encontrar apenas uma xícara de café, posso dizer: “puxa vida, que azar, beberam tudo só deixarão o resto”, ou na visão otimista posso dizer: “Que bom! Ainda tem um pouquinho para beber”. Tudo depende da visão de mundo que construo. Não coloco aqui uma filosofia positivista, mas tudo acontece a partir da nossa visão.

Quando olhamos para um objeto podemos olhar para ele por vários ângulos, preciso escolher uma forma pela qual vou olhar para aquele objeto. Na maioria das vezes escolhemos o ângulo de modo inconsciente. Deixamos que nossas escolhas sejam feitas por nosso piloto automático, programamos nossa mente para tomar decisões sem primeiro racionalizar. O nosso olhar deve ser um olhar demorado, observador, que procure o ângulo mais adequado. Quando os judeus levaram uma prostituta a Jesus para que fosse apedrejada, Jesus não a enxergou como leviana, mas sim como uma mulher que necessitava de uma chance. Quando Jesus chamou Pedro e João para segui-lo não os enxergou como pescadores de peixe, mas sim de homens. Jesus tinha a capacidade de procurar o melhor ângulo.

Nós acomodamos apenas com um olhar. Em um mundo onde tudo é automático procurar o melhor ângulo não é atrativo. É mais fácil ser automático. Procurar o melhor ângulo requer trabalho. Requer interesse e vontade de conhecer o objeto observado.
Muitas coisas boas estão escondidas dentro de seres que consideramos não ser significante, e dizemos que não é interessante por que estamos acostumados com o olhar superficial, mas se demorarmos o olhar, buscarmos o melhor ângulo e aplicar a visão iremos conseguir proezas nessa vida.

O sucesso está no trabalhar a nossa visão de mundo e isso não é apenas uma palavra bonita é a realidade. O poder está na capacidade de buscar o melhor ângulo. De ver talento onde pessoas vêem o amadorismo, ver sucesso onde pessoas vêem fracasso. Não pense como a massa, a maioria usa o automático e estão satisfeitas com isso, contudo não alcançarão muitas coisas, mas não se contente com isso, saia do gosto popular e demore um pouco se olhar nas coisas. Talvez sua riqueza está na tua casa, debaixo dos teus pés, ao alcance de tua mão e você não viu ainda por que sua visão é automática.

Por isso procure em qualquer acontecimento o lado positivo das coisas. Se terminar o namoro não encare como se fosse um tempo perdido, mas olhe o que você aprendeu com a relação. Lembre da xícara de café. Busque o ângulo favorável a você. Não pense que você vai ser feliz apenas quando tudo ocorre de acordo com sua vontade. Não, nossa vontade não determina o mundo, por isso vai devagar, olhando devagar. Talvez aquele cara que você acha feio de mais é o homem da sua vida e você acha feio por que olha com muita pressa, aprenda com Jesus, busque o melhor onde ninguém busca e você terá o melhor por que ninguém vai ter.

Então sua felicidade depende apenas do seu modo de pensar, conforme você pensa, você sente, escolhe e age.

Nenhum comentário: